Há 5 anos, a inovação poderia ser considerada um artigo de luxo para algumas organizações ou algo que, às vezes, era necessário. Hoje, o cenário é completamente outro e as empresas devem adotar a inovação como parte de sua cultura para seguirem influentes no mercado.
Nos últimos meses, estas empresas precisaram aprender a lidar com a pandemia da covid-19, o movimento de alta da inflação, a perda de poder aquisitivo de parte da população e o aumento no valor dos combustíveis, por exemplo. Mais recentemente, é necessário somar os efeitos da Guerra na Ucrânia. Em algum grau, estas variáveis impactam o comportamento do consumidor.
Apesar e por causa dos desafios, os tempos nunca foram tão extraordinários para a inovação. As redes sociais revolucionaram a dinâmica entre empresas e consumidores, aumentando o diálogo e criando novos desejos. Em paralelo, a tecnologia avança, de forma significativa, com inovações emergentes, como Big data, IoT (Internet das coisas), AI (Inteligência Artificial) e cloud computing.
Agora, quem não se adaptar, perderá cada vez mais lugar no disputado mercado. No entanto, inovar e desenvolver uma cultura de inovação dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil e exige esforço coletivo.
Vale explicar que esta cultura deve ser uma uma filosofia permanente da empresa e é, basicamente, um modo de pensar constantemente em como aperfeiçoar o que já existe e aproveitar as oportunidades e demandas que surgem.
A seguir, compartilho 10 dicas sobre como criar uma cultura de inovação na sua empresa, baseada na minha experiência que venho desenvolvendo à frente da consultoria Co-Viva.
- Dar liberdade para a criação
Em primeiro lugar, a inovação só existe quando as pessoas têm espaço para criarem livremente. Também é necessário que haja tolerância para eventuais erros ou falhas. Isso porque, entre os principais fatores que impedem o estabelecimento de uma cultura pró-inovação, está o medo de errar.
“Quando os funcionários se sentem à vontade para pedir ajuda, compartilhar sugestões informalmente ou desafiar o status quo, sem medo de consequências sociais negativas, as organizações são mais propensas a inovar rapidamente”, revela uma pesquisa da consultoria McKinsey.
2. Promover confiança pessoal
Além do ambiente seguro, as pessoas precisam ser inspiradas a confiar que elas próprias podem criar ou ajudar no processo de inovação dentro da empresa. No senso comum, as grandes mudanças ou novas ideias são pensadas exclusivamente por especialistas, mas este entendimento é falso. Para ser honesto, bons insights chegam de quem lida com aqueles desafios e processos diariamente, independente do cargo.
Para estabelecer a confiança na equipe e ensinar em como aplicar a inovação na rotina, as organizações devem investir em treinamentos, ferramentas e metodologias, por exemplo. Além disso, os executivos devem manter uma verdadeira política de portas abertas, ou seja, algo concreto. Nesse ponto, pode-se adotar encontros regulares para a discussão de novas ideias ou utilizar uma ferramenta que colete as ideias da equipe sobre determinados tópicos.
3. Comece a premiar o esforço coletivo
As pessoas devem ser inspiradas a escolher um processo de evolução contínua. Durante esta jornada, podem ser adotadas metodologias que ajudem a traçar metas individuais e coletivas para a empresa, como os OKR’s (Objetivos e Resultados-Chave, em português).
Quando se identifica a falta de engajamento, é importante buscar quais os motivos levam o colaborador a essa situação. Por outro lado, o esforço coletivo deve ser premiado, independente dos resultados no curto prazo.
Afinal, ideias levam tempo para se consolidarem como projetos e gerarem retornos financeiros. Inclusive, as iniciativas devem ser celebradas até em casos em que o retorno em cifras não foi o esperado. Aqui, é importante lembrar que o medo de errar não é um bom propulsor para a inovação.
4. Exemplo da liderança
Uma equipe só deve se engajar verdadeiramente na construção de uma cultura de inovação, quando as lideranças estão à frente do processo. Como líder, é necessário demonstrar em atitudes, posturas e atividades a importância de se planejar a inovação e aplicá-la no dia a dia.
Normalmente, atitudes simples podem ter um grande impacto. Se está programada uma sessão de debates e conversas sobre inovação, a presença do gestor ou gerente é obrigatória na conversa. Sem ele, a atividade pode ser encarada como algo menor, o que definitivamente não é.
A liderança precisa se comprometer e apoiar a equipe, e isso não pode ser feito apenas verbalmente. É preciso dar mais liberdade, mais tempo e também recursos, para a equipe inovar no dia a dia.
5. Ter diversidade nos times
Ponto importante para o fomento de uma cultura de inovação é investir na multidisciplinaridade das pessoas que colaboram com a sua empresa. Em outras palavras, é preciso ter entre os membros de uma equipe, diversidade em gênero, etnia, orientação sexual, nacionalidade, e classe social.
É importante destacar que a importância de ter um time diverso não deve ser encarada como uma “moda”, mas, sim, uma mudança de mindset da organização e que pode trazer retornos financeiros.
Por exemplo, um levantamento da consultoria norte-americana McKinsey descobriu que empresas com mais diversidade de gênero em cargos executivos têm 21% mais chance de ter lucros acima da média. Pensando na questão étnica, as possibilidades subiam para 33%.
Afinal, a unanimidade dificilmente dá conta de planejar novas estratégias, lançar novos produtos ou de identificar mudanças nos desejos do consumidor no tempo urgente do mercado.
Mais conselhos para trilhar o caminho da inovação
Na segunda parte do texto, compartilho outras ideias e conselhos para criar uma cultura de inovação dentro da sua empresa, como a importância de encontrar perfis de profissionais que são pró-inovação ou ainda a necessidade de se usar métricas para avaliar o resultado das atividades que promovem práticas inovadoras.
Adianto que nós, da Co-Viva, temos um Laboratório de inovação de Cultura Organizacional e um workshop sobre cultura de inovação, onde ensinamos o passo a passo para mudar os rumos da sua empresa. Se quiser saber mais sobre as iniciativas, escreva para a nossa equipe no e-mail oi@co-viva.com.
GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
contate-nos
- OI@CO-VIVA.COM
- +55 11 95853-2652
- Feito com ❤️ em São Paulo
- Quer trabalhar na Co-Viva?
newsletter
Receba novidades do mundo da inovação corporativa!