BLOG:

Como aplicar a inovação de processos no seu negócio

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

INTRODUÇÃO

Quando se fala em negócios, aquele ditado “em time que está ganhando, não se mexe”, não possui aplicabilidade alguma.

Empresas de sucesso mexem sim nos seus times e atividades, e estão sempre buscando formas melhores de fazer mais com menos, atenderingir melhor os seus clientes, crescer e lucrar.

E é aí que a inovação de processos entra, com estratégias que podem melhorar o cotidiano operacional e permitir que erros sejam minimizados, recursos melhores aproveitados, tecnologias sejam implementadas, tudo com o objetivo de auxiliar a empresa a atingir suas principais metas.

Quer saber mais? Não deixe de ler o que preparamos a seguir sobre estratégias de inovação de processos!

O que é inovação de processos?

A inovação de processos é uma estratégia de negócios focada em revisar os vários processos operacionais de uma empresa, buscando principalmente:

  • Avaliar o andamento deles e seus retornos para o cotidiano;
  • Verificar opções que melhorem esses processos, desde mudanças no seu formato até a implementação de tecnologias de apoio ou substituição;
  • Inclusão de habilidades que sejam necessárias, de maneira a deixar os processos mais fluidos;

Além, é claro, de buscar verificar atividades que tenham falhas ou erros, bem como formas de ajustar esses itens, olhando intensamente para o dia a dia da empresa..

Importante ressaltar que a inovação de processos também pode desenvolver novidades, como produtos, serviços ou modos diferentes de realizar procedimentos já conhecidos.

E que elas ainda podem ser de alguns tipos básicos:

  • Radicais – com amplas mudanças, como na marca, área de atuação, etc.
  • Incrementais – que inova ao adicionar mudanças complementares nos seus produtos, serviços, rotinas, dentre outros.
  • Disruptivas – acontecem numa larga escala, como em toda a empresa, no mercado, com os concorrentes, etc.

Assim, a inovação de processos pode ter diversos usos e níveis, de acordo com as necessidades encontradas pelas empresas.

Exemplificando com duas grandes empresas

Talvez o maior e melhor exemplo de inovação de processos seja a Ford, lá nos seus primórdios, com o desenvolvimento da linha de montagem.

O que o Henry Ford fez se encaixa muito bem em inovar processos, já que criou uma forma em série, mais eficiente e rápida de produzir os seus veículos, economizando tempo, reduzindo gastos e perdas, e padronizando atividades.

Outra montadora pioneira em inovar processos é a Toyota, que possui fluxos contínuos de suas atividades para assim verificar onde os recursos estão sendo desperdiçados. A ideia é eliminar essas falhas ou mesmo realocar os recursos para locais com melhor aproveitamento.

Como a inovação de processos é importante para a sobrevivência de um negócio?

O mundo empresarial está em constante modificação, com tudo mais acelerado por novas tecnologias, consumidores cada vez mais informados e exigentes, ampla concorrência, dentre outros fatores.

Por isso, para que um negócio consiga sobreviver a algumas etapas e lucrar, é necessário que ele tenha procedimentos e atividades bem coordenadas e realizadas, e não apenas ótimos produtos e serviços.

É mais ou menos assim: não adianta nada o seu negócio estar numa área super oportuna e lucrativa, se o cotidiano operacional dela é lento, cheio de erros, ou nunca identifica inovações e melhorias.

Investir em inovação de processos é garantir que um negócio esteja atento às suas atividades, identificando pontos de melhoria e de mudanças, para um cotidiano mais prático e fluído, que leve a lucro e crescimento.

10 dicas práticas para utilizar a inovação de processos

Vejamos então 10 dicas bem úteis de como utilizar a inovação de processos dentro da sua empresa, buscando obter melhores resultados ao ajustar suas principais operações.

1. Comece devagar

Não há a necessidade de investir em altos projetos para isso. Muitas ações de inovação de processos acontecem com procedimentos rotineiros, e já fazem muita diferença.

2. Use a modelagem AS IS – TO BE

Neste tipo de modelagem, a empresa realiza três tipos básicos de análise:

  • As Is – para compreender como estão os seus processos atuais, de erros a acertos;
  • To Be – os processos são reestruturados, e se buscam opções de melhoria e atualização;
  • To Do – etapa em que se pensa melhor no que incluir, retirar ou melhorar, bem como nas ferramentas de auxílio.

Para saber mais sobre esta modelagem de inovação, não deixe de ler este artigo da Sydle

3. Capte informações de todos

Ou seja, não deixe nenhum colaborador de fora da sua gestão de processos!

Muitos podem contribuir, além de terem visões muito mais específicas e amplas de como o cotidiano da empresa realmente ocorre.

4. Identifique os processos que podem ser inovados

Lembrando que eles podem ser cotidianos, específicos de um setor, dentre outros. O importante aqui é verificar o que pode melhorar para buscar alternativas.

5. Mapeie as possibilidades de inovação

Lembrando que eles podem ser cotidianos, específicos de um setor, dentre outros. O importante aqui é verificar o que pode melhorar para buscar alternativas.

6. Tenha objetivos bem definidos

Não basta apenas pensar em inovar, é preciso saber onde a empresa quer chegar, o que ela quer obter, como ela fará isso, etc. Do contrário, as ações estarão muito abertas e podem perder sentido.

7. Faça testes e avalie os resultados

Nem sempre tudo dá certo, e por isso é super importante realizar testes, coletando dados e fazendo avaliações deles. Isso ajuda a melhorar algo, encerrar uma estratégia e iniciar outra, e garantir que os processos sigam fluindo na empresa.

8. Ajuste quando for necessário

Inovar processos exige flexibilidade e adaptação, pois mesmo com planejamento, alguns itens podem solicitar algum ajuste.  Assim, não demore para realizar isso, para aproveitar de verdade os processos inovadores e suas possibilidades de resultados positivos.

9. Não tenha medo de errar e melhorar

Por mais planejamento que se faça, com base em dados e informações coletadas, sempre há a chance de algo caminhar na direção errada. O importante é não desistir, reorganizar as métricas, e seguir no processo de inovação.

10. Use informações do mercado

Captadas com clientes, concorrentes, pesquisadores da sua área de atuação, dentre outros. Até mesmo Conconsultores e consultorias  podem auxiliar.

No fim, quanto mais informação for coletada e devidamente analisada, maiores chances a sua empresa tem de encontrar os processos que precisam inovar.

Conclusão: a inovação de processos é uma possibilidade real para o crescimento de negócios!

E como já explicamos, se destaca fortemente por não exigir, na grande maioria das vezes, altos investimentos financeiros.

É uma ótima forma de colocar a sua empresa nos eixos, e garantir um cotidiano operacional eficiente, que leve ao alcance dos resultados esperados!

 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.

A CO-VIVA já ajudou centenas de empresas a treinar as suas lideranças e equipes com ferramentas e metodologias de liderança, inovação e gestão de projetos, com soluções arrojadas baseadas em pesquisas e estudos, 100% customizadas para os nossos clientes.

Quer saber mais?

Conheça nossas soluções em: www.co-viva.com/solucoes

Ou envie um email para oi@co-viva.com e entenda mais sobre como a sua organização pode começar a trilhar os caminhos da inovação 🚀e

Não há a necessidade de investir em altos projetos para isso. Muitas ações de inovação de processos acontecem com procedimentos rotineiros, e já fazem muita diferença.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!