INTRODUÇÃO
Não há como negar que o mundo anda em constante transformação, não apenas quando se fala em tecnologia e inovação, mas até mesmo em suas condições sociais, culturais, políticas, geográficas, econômicas, e assim por diante.
Se formos olhar as coisas com sinceridade, de 2020 para cá experimentamos tantas transformações, das negativas as positivas, que mudar é a única constante que provavelmente conhecemos neste período.
Afinal, tivemos pandemia, guerras, estamos enfrentando graves mudanças climáticas, modelos de trabalho cada vez mais diversificados, e quando falamos de negócios, tudo isso se traduz em maior concorrência e mais necessidade de inovar processos e outras áreas.
Por isso, resolvemos compilar, num artigo dividido em duas partes, quais as principais tendências de inovação que os especialistas estão prevendo para o ano de 2024.
Vai perder essa? Siga lendo, e veja o que poderá vir em breve!
1. Inteligência Artificial com maiores implicações
Existem várias ferramentas que auxiliam a entender melhor as condições do futuro, e a formar cenários possíveis, considerando especialmente a economia, política, meio ambiente e saúde pública.
Se você tem medo das IAs, acreditando que elas irão nos dominar ou retirar vários de nossos trabalhos, talvez seja a hora de pesquisar um pouco mais sobre o tema. Nestes últimos anos, IAs já trouxeram diversas mudanças e novidades, e alguns dos itens apresentados agora em 2023 deverão se intensificar no ano que vem, como os sites e softwares que realizam diversas tarefas.
Assim, a tendência é de que procedimentos como chats que criam textos, editam áudios e vídeos, ou mesmo que organizam sua agenda sejam cada vez mais incorporados no dia a dia corporativo, como forma de reduzir tempo em tarefas corriqueiras e otimizar processos.
2. Busca de talentos baseando-se na “Skills First”
Quando uma empresa abre uma ou mais vagas para contratar pessoal, geralmente delimitam essas vagas pela capacitação, titulação, experiência, e algumas habilidades que considera essenciais (geralmente bem generalizadas).
Mas a nova tendência é a de que as “habilidades, aptidões e conhecimentos agregados” sejam mais importantes ao avaliar um possível candidato para um cargo na empresa.
A nova “mentalidade” já está sendo compartilhada pelo Fórum Econômico Mundial, e seu principal escopo consiste em evidenciar como as habilidades são muitas vezes mais importantes do que apenas a titulação, por exemplo.
A sugestão é ainda que as empresas procurem primeiro por habilidades mais “soft”, e vá subindo para níveis mais altos, e que faça isso de dentro para fora, já aproveitando possíveis talentos dentro da própria empresa.
Vale pesquisar mais e ver sua viabilidade, pois ações do tipo poderão significar um maior acúmulo de talentos, enquanto vê processos da sua empresa crescendo.
3. Sustentabilidade
O pensamento no meio ambiente e nos impactos que a ação humana causam nele seguirão com força, e serão, inclusive, cada vez mais expandidos para a área tecnológica.
Logo, uma das principais tendências para 2024 envolve o desenvolvimento de produtos, recursos, atividades e procedimentos que possam diminuir cada vez mais os impactos no meio ambiente.
E isso levará em conta o uso de equipamentos mais sustentáveis e econômicos, ações envolvendo correto descarte de resíduos e seu reaproveitamento, uso de mais transportes coletivos ou “verdes”, etc.
É claro que a pauta em si não é tão recente, mas a novidade aqui está no engajamento de mais pessoas e empresas, e nas possibilidades de negócios, como na criação de aplicativos, desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis, e assim por diante.
4. Falta de energia elétrica
Essa temática aqui é polêmica e consideramos muito se iríamos adicioná-la ou não neste material. Mas optamos por manter, por dois motivos básicos: energia e internet são hoje a base de muitas empresas; inovação também envolve pensar em processos menos dependentes disso.
A verdade é que, junto com os problemas ambientais, o mundo está vivendo uma catástrofe de energia elétrica, e repensar procedimentos internos, pode ser a melhor solução para não ser tão dependente de problemas que, em breve, ficarão mais evidentes.
Por isso, considere planejar ações que auxiliem o seu negócio a inovar procedimentos e depender menos de energia elétrica, ou dos mecanismos atuais de distribuição.
Talvez seja possível utilizar softwares que economizam recursos do tipo ou instalar opções mais sustentáveis de energia renovável.
Parece cenário de Mad Max, sabemos, mas tendências também podem ser um pouco negativas, e quem as considera e se prepara como pode, acumula mais chances de se sobressair ou superar as adversidades.
5. Pesquisa de voz para busca e compra
Embora o Metaverso também seja uma tendência mais latente, utilizar comandos de voz para pesquisar produtos e serviços, e eventualmente comprá-los, deve ser uma realidade cada vez mais possível e apreciada em breve.
Da sua empresa, isso irá requerer um entendimento do seu mercado e clientes, para assim compreender se esse tipo de modelo de venda irá atendê-los, e como realizar essa implementação.
Isso irá incluir melhorar não apenas a interface de seu site de vendas, por exemplo, mas até mesmo pensar melhor em questões e palavras-chave para que, ao realizar as pesquisas pelas plataformas mais básicas (como Google) o seu negócio surja em destaque.
6. 5G cada vez mais em destaque
Mesmo cercado de polêmicas, e infelizmente de desinformações, o 5G segue se espalhando pelo mundo e inovando ainda mais as conexões de internet em dispositivos diversos.
Para empresas, isso significa não apenas atualizar suas redes, mas também pensar em oportunidades de negócios, de equipamentos a serviços, que atendam as demandas deste setor em expansão.
E junto com outras perspectivas, o 5G se torna essencial para que temáticas como comprar no Metaverso possam acontecer, por isso, a expectativa para ele é alta!
Continua na parte 02…
Passamos aqui seis interessantes tendências de inovação para o próximo ano, que obviamente podem ou não acontecer, mas que estão na mira de grandes empresas e de especialistas de diversos setores.
Considerar essas indicações, e outras que poderão vir da sua própria pesquisa, é essencial para que a sua empresa saiba onde se encaixar e o que fazer para se manter ativa no mercado, lucrando e aproveitando as muitas oportunidades que irão surgir.
Mas não são apenas essas inovações em evidência, e no próximo texto, além de passar mais algumas, iremos fornecer dicas valiosas para aproveitar de verdade os ciclos de inovação que estão por vir.
Obrigado pela leitura até aqui!😉
Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.
A CO-VIVA já ajudou centenas de empresas a treinar as suas lideranças e equipes com ferramentas e metodologias de liderança, inovação e gestão de projetos, com soluções arrojadas baseadas em pesquisas e estudos, 100% customizadas para os nossos clientes.
Quer saber mais?
Conheça nossas soluções em: www.co-viva.com/solucoes
Ou envie um email para oi@co-viva.com e entenda mais sobre como a sua organização pode começar a trilhar os caminhos da inovação 🚀e
Não há a necessidade de investir em altos projetos para isso. Muitas ações de inovação de processos acontecem com procedimentos rotineiros, e já fazem muita diferença.
GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
contate-nos
- OI@CO-VIVA.COM
- +55 11 95853-2652
- Feito com ❤️ em São Paulo
- Quer trabalhar na Co-Viva?
newsletter
Receba novidades do mundo da inovação corporativa!