BLOG:

Como as metodologias ágeis podem tornar a sua empresa mais inovadora

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios está em constante evolução, e para se manter competitivo, você precisa inovar. Uma das melhores maneiras de fazer isso é adotar metodologias ágeis em sua organização. 

Para te ajudar, vamos explorar o que são metodologias ágeis, como elas estão relacionadas à inovação e como você pode aplicá-las em seu negócio.

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são abordagens de gerenciamento de projetos que enfatizam a flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor. 

A ideia central é melhorar o tempo de desenvolvimento e entrega de um projeto, usando práticas diversificadas para manter os integrantes dele inteirados dos assuntos e aptos a promoverem as melhorias necessárias.

Nas metodologias ágeis aquela cadeia de processos regulares é quebrada, para permitir ações mais dinâmicas e resultados mais rápidos e efetivos.

Algumas das principais metodologias ágeis que eu posso citar aqui, são: 

  1. Scrum

Um framework ágil que divide o projeto em ciclos curtos chamados sprints, com cada sprint focado na entrega de um incremento de produto funcional.

Para garantir bons resultados, os sprints são constantemente revisados, e toda a equipe é informada sobre eles, pois a ideia central não é apenas trazer agilidade, mas reduzir os erros e garantir que a equipe esteja bem informada em cada etapa.

Trata-se de uma abordagem visual para gerenciamento de fluxo de trabalho, que ajuda a identificar gargalos do processo e melhorar a eficiência. A ideia é definir as várias etapas de um processo, e classificá-las de acordo com a sua etapa de realização, ajudando a melhorar a produtividade e melhorando a visualização geral das atividades cotidianas de uma empresa.

2. PO

Sigla que significa “Product Owner”, o PO é como se fosse um gerente de produto, que vai captar com os clientes as suas principais necessidades, e assim direcioná-las à sua equipe de trabalho para desenvolver os produtos ou serviços associados.

Embora mais focado no cliente do que na equipe, o PO entra como metodologia ágil por estabelecer o caminho de ação de sua equipe, com dados mais precisos do que o cliente precisa, agilizando a entrega.

Como as metodologias ágeis podem impulsionar a inovação?

As metodologias ágeis estão intrinsecamente ligadas à inovação porque:

  • Economizam tempo, energia e recursos, permitindo que sua equipe se concentre no que realmente importa.
  • Aumentam a capacidade de resposta às mudanças, permitindo a adaptação rápida às necessidades do mercado.
  • Melhoram a comunicação e colaboração entre os membros da equipe, estimulando a troca de ideias e a criatividade.

Dicas práticas para implementar metodologias ágeis na sua empresa

Implementar metodologias ágeis pode ser um grande desafio, especialmente se sua empresa está acostumada a processos tradicionais e hierárquicos. No entanto, com algumas dicas práticas e uma abordagem bem planejada, você pode começar a transformar sua organização e aproveitar os benefícios das práticas ágeis.

Aqui estão cinco passos importantes para ajudar sua empresa a adotar abordagens ágeis e impulsionar a inovação:

1. Crie um ambiente propício à inovação

Encoraje a experimentação e o aprendizado contínuo, permitindo que os membros da equipe testem novas abordagens e aprendam com os erros.

Importante, ainda, promover a colaboração e a troca de ideias entre os membros da equipe, criando espaços de trabalho abertos e incentivando a comunicação transparente.

2. Adote uma mentalidade ágil

Para se beneficiar das metodologias ágeis, é essencial que toda a organização adote uma mentalidade ágil, que identifique falhas e problemas, pense em soluções e flexibilizações, buscando resultados rápidos e efetivos.

Estabeleça metas claras e mensuráveis para cada sprint e implemente processos de feedback contínuo entre a equipe e os stakeholders, garantindo que todos estejam alinhados e focados nos mesmos objetivos.

3. Personalize a abordagem ágil para o seu negócio

Adapte as práticas ágeis às necessidades específicas de sua empresa e indústria.  Selecione as ferramentas e técnicas que melhor se adequam aos seus objetivos e cultura organizacional.

Por exemplo: pode ser que o Kanban seja melhor aplicado apenas em um setor; ou então que o PO seja mais efetivo com um produto mais complexo.

Aqui é usar as metodologias de acordo com suas necessidades. Nem tudo se encaixa bem, e fazer escolhas conscientes é essencial.

4. Invista em treinamento e desenvolvimento

Metodologias ágeis exigem certo conhecimento teórico e prático de seus colaboradores. Por isso, é necessário investir!

Busque cursos, palestras, organize atividades práticas, realize projetos piloto, o que for possível para que esses métodos entrem no cotidiano organizacional e promovam as melhorias.

Vale a pena quando seus processos ficam mais ágeis e com menos tempo de realização, permitindo um uso melhor de sua equipe de trabalho.

5. Meça e ajuste seu progresso

Cada empresa é única, e as práticas ágeis devem ser adaptadas às necessidades específicas de sua empresa e indústria.

Estabeleça um tempo de adaptação e análise, utilizando os primeiros resultados como parâmetro para mudanças implementadas.

CONCLUSÃO

Adotar metodologias ágeis pode ser um verdadeiro impulsionador de inovação e competitividade para a sua empresa.

Isso porque quando bem aplicadas, elas permitem um cotidiano operacional mais fluido e com menos erros, o que garante uma entrega mais efetiva do produto ou serviço final aos seus consumidores.

Ao seguir essas dicas práticas e implementar as abordagens ágeis que melhor se encaixam em sua organização, você estará no caminho certo para aproveitar ao máximo os benefícios da agilidade e impulsionar a inovação em sua empresa.

 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.

A CO-VIVA já ajudou centenas de empresas a treinar as suas lideranças e equipes com ferramentas e metodologias de liderança, inovação e gestão de projetos, com soluções arrojadas baseadas em pesquisas e estudos, 100% customizadas para os nossos clientes.


Quer saber mais?

Conheça nossas soluções em: www.co-viva.com/solucoes

Ou envie um email para oi@co-viva.com e entenda mais sobre como a sua organização pode começar a trilhar os caminhos da inovação 🚀

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!