BLOG:

7 ferramentas e metodologias de inovação para usar com as suas equipes

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

INTRODUÇÃO

Você já se pegou sentindo que sua equipe está estagnada, sem novas ideias ou soluções criativas para os problemas? A inovação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, mas nem sempre é fácil encontrar maneiras de estimular a criatividade e colaboração entre as equipes. 

Com isso em mente (e porque sou apaixonado por desafios), quero compartilhar com você 7 ferramentas e metodologias de inovação que podem ajudar a inspirar sua equipe e gerar soluções inovadoras para seus desafios.

  1. Design thinking

O design thinking é uma abordagem centrada no usuário que envolve a compreensão profunda dos problemas, empatia com os usuários, geração de ideias criativas e prototipagem rápida. Ao adotar essa metodologia, você e sua equipe estarão imersos em um processo criativo e colaborativo, capaz de gerar soluções que realmente atendam às necessidades dos usuários.

  1. COCDbox

O COCD Box auxilia na seleção das ideias mais promissoras em um brainstorm, permitindo maior liberdade para a criatividade e viabilidade. Os participantes devem ser encorajados a pensar em ideias grandiosas, alinhadas aos seus sonhos e metas ambiciosas, sem julgamentos prematuros, antes do processo de seleção. Isso propicia o surgimento de novas ideias “prontas para uso”.

Criado pelo Center for Development of Creative Thinking, uma organização belga especializada em criatividade desde 1977, o COCD Box foi introduzido no Brasil pela Co-Viva em 2014. Ele possui dois eixos: o eixo horizontal das ideias originais e não originais e o eixo vertical das ideias possíveis no momento e não possíveis ainda.


No quadrante vermelho, encontram-se as ideias WOW; no quadrante azul, as ideias NOW. Já no quadrante amarelo estão as ideias HOW, e no quadrante branco, as ideias que não são originais nem possíveis no momento, necessitando de refinamento antes da implementação. O ideal é ter mais ideias WOW ou NOW para colocar em prática.

  1. Project Model Canvas

Essa ferramenta é uma abordagem visual para o gerenciamento de projetos inovadores, ajudando as equipes a definir claramente os objetivos do projeto, entender os desafios, identificar os stakeholders, criar um plano de ação e medir o sucesso. 

Com o Project Model Canvas, sua equipe terá uma visão clara e objetiva de como o projeto deve ser desenvolvido, além de ter uma estratégia definida para alcançar os resultados desejados.

  1. Matriz Steeph

Essa matriz é usada para analisar e avaliar ideias de negócios ou projetos inovadores. Baseada em quatro critérios: S (Social), T (Tecnológico), E (Econômico) e P (Político), é usada para avaliar a viabilidade das ideias e ajudar as equipes a tomar decisões informadas.

  1. Future Mapping

O Future Mapping é um framework para gerar ideias e insights por meio de um brainstorming orientado, auxiliando as pessoas a compreenderem a aplicação de tendências em seus negócios, produtos ou serviços atuais. Esse método também prepara equipes, empresas e organizações para atender o consumidor conectado do futuro, transformando ideias e insights gerados nesse framework em projetos ou negócios inovadores em várias áreas.

Trata-se de uma metodologia exclusiva da Co-Viva, que pode ser aplicada a casos reais de sua empresa. Com a implementação desse novo tipo de brainstorming e framework, é possível começar a gerar ideias no dia seguinte para criar ou adaptar seus negócios e projetos de acordo com tendências e objetos do futuro.

6. Intraempreendedorismo

Essa é uma abordagem que incentiva a inovação dentro das empresas, permitindo que os funcionários desenvolvam novas ideias e projetos. O mais interessante é que, com ela, você cria uma cultura que valoriza a criatividade e o empreendedorismo interno, bem como a criação de estruturas para apoiar os “intraempreendedores”.

7. Chapéus do pensamento

Essa é uma ferramenta criada por Edward de Bono que ajuda as equipes a pensar de forma mais criativa e sistemática. Ela envolve o uso de seis chapéus diferentes, cada um representando um tipo diferente de pensamento, como o chapéu branco para fatos e informações, o chapéu vermelho para emoções e sentimentos, e assim por diante.

Me deixe saber o que você acha sobre essas ferramentas! 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP e no SENAC, e professor convidado de Inovação do MBI, (Master Business Innovation) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), além de mentor da aceleradora de startups da FIAP, Amplifier e no Hub Inovativa. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde também leciona como professor convidado.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!