INTRODUÇÃO

Você, como um líder em potencial, já parou para pensar em como a inovação pode ser fundamental para alcançar seus objetivos? 

Eu percebi que, como líder, temos o poder de inspirar e influenciar a equipe a buscar novas soluções e caminhos, e isso pode ser o diferencial para o sucesso da empresa em um mercado cada vez mais volátil e complexo. 

Por isso, aproveitando esse espaço de troca que nós temos, gostaria de compartilhar algumas dicas práticas que eu acredito serem fundamentais para ser um líder inovador. 

  1. Aprenda a ouvir 

Com o tempo, compreendi que um líder eficaz deve ser receptivo a novas ideias e pontos de vista. Escutando atentamente sua equipe e levando em conta suas propostas, é possível identificar soluções criativas e inovadoras que talvez não fossem percebidas de outra forma. Para aprimorar sua capacidade de escuta e promover a inovação, considere os seguintes passos:

  • Cultive um ambiente seguro e acolhedor: Encoraje a comunicação franca e a colaboração entre os membros da equipe, independentemente de suas posições hierárquicas ou áreas de especialização. Isso permitirá que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões.
  • Pratique a escuta ativa: Esteja presente e atento durante as conversas e discussões entre a equipe. Evite interromper ou julgar prematuramente as ideias apresentadas. Dê tempo e espaço para que todos possam se expressar e compartilhar suas perspectivas.
  • Estimule o feedback: Incentive os membros da equipe a fornecer feedback construtivo uns aos outros e a você como líder. Isso ajudará a criar um ambiente colaborativo e inovador, onde todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e ideias.
  1. Esteja atualizado

Você sabe, a inovação está em constante evolução. Com isso em mente, nas consultorias, eu sempre aconselho as empresas a se atualizarem sobre as últimas tendências, tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado. Recentemente voltei do SXSW, que é uma renomada conferência e festival anual que acontece em Austin, Texas nos Estados Unidos, todo mês de março. 

O evento reúne uma gama diversificada de profissionais, criativos e inovadores em vários setores, incluindo inovação, mídia interativa, ciência,  tecnologia, música e cinema. Eu escrevi um artigo sobre os meus aprendizados e as principais tendêncas abordadas na conferência. Vale a pena a leitura (acesse clicando aqui).

Inicialmente, caso não tenha esse hábito, pode parecer que ela não seja tão relevante, especialmente quando há diversas outras tarefas que demandam sua atenção. Entretanto, essa prática é crucial para identificar oportunidades de inovação na empresa e, no fim das contas, traz um valor significativo.

  1. Encoraje a experimentação

Nem todas as ideias serão bem-sucedidas, mas acho importante encorajar a experimentação na equipe. Isso se conecta fortemente com o que mencionei no tópico sobre “aprender a ouvir” e possui uma relação com o conceito do “mentalidade de falha rápida” (mindset fail fast). 

Esse conceito consiste em abraçar a ideia de que é melhor falhar rapidamente e aprender com os erros, do que investir muito tempo e recursos em uma única solução que pode não ser eficaz. E, claro, vale a pena reforçar aqui, porque é extremamente importante abrir espaço para testar novas soluções.

No entanto, é crucial compreender que, caso enfrentemos falhas, isso não representa um problema. Aprendemos juntos com essas experiências, e esse aprendizado se torna um recurso valioso e um indicador que pode ser utilizado para impulsionar a inovação na empresa e entre as equipes. Dessa forma, continuamos avançando em direção ao sucesso.

  1. Valorize a diversidade

Ao longo da minha jornada, percebi que uma equipe diversa pode trazer diferentes perspectivas e abordagens para resolver um problema. De fato, estudos demonstram que a diversidade traz resultados significativos e fomenta a inovação. Um relatório de 2018 do BCG (Boston Consulting Group) revelou que empresas com maior diversidade de liderança têm 19% mais receita devido à inovação. 

Além disso, um estudo da McKinsey & Company mostrou que empresas no nível mais alto em diversidade de gênero têm 21% mais chances de ter desempenho financeiro acima da média. Portanto, ao valorizar a diversidade na equipe, você cria um ambiente inclusivo que encoraja a troca de ideias e impulsiona a inovação.
  1. Não tenha medo de arriscar
A inovação muitas vezes envolve assumir riscos. Eu já experimentei novas soluções e abordagens, mesmo que parecessem arriscadas e recomendo que você faça o mesmo. Se algo não der certo, lembre-se de que o fracasso é parte integrante do processo de aprendizagem.

➡️ Tenha sempre em mente que a inovação é um processo contínuo e como líder, é fundamental buscar constantemente formas de aprimorar e evoluir. Não tenha medo de desafiar o status quo e experimentar novas abordagens.

Com ajuda de ferramentas, métodos e metodologias, eu já presenciei ambientes que encorajam a criatividade e a experimentação alcançarem níveis de sucesso – que nem mesmo os donos acreditavam ser possível naquele momento. 

E você, me diga, acredita que ser um líder inovador pode ajudar no crescimento da empresa?  Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP e no SENAC, e professor convidado de Inovação do MBI, (Master Business Innovation) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), além de mentor da aceleradora de startups da FIAP, Amplifier e no Hub Inovativa. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde também leciona como professor convidado.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!