Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.
O SXSW é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e cultura do mundo. Este ano estive lá pela segunda vez e também fui selecionado como mentor do SXSW EDU, o festival focado em conteúdos em educação.
Como especialista em inovação e professor de empreendedorismo, compartilhei um pouco do meu conhecimento e apoiei alguns empreendedores de Edtechs (startups que desenvolvem soluções tecnológicas relacionados à educação) e educadores de vários lugares do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão e Emirados Árabes. Foi uma experiência ímpar.
Vou contar como foi o festival este ano e trazer um resumo do que aconteceu por lá. Siga com a leitura!
Os principais temas de 2024 foram:
- Trilha 2050: Focado no pensamento amplo e de longo prazo, abordando a exploração interplanetária, a ciência quântica, os avanços da neurotecnologia e muito mais, oferecendo uma visão de futuros.
- Trilha Inteligência Artificial: Abrangendo o papel expansivo da IA em todos os setores, este tema investigou o desenvolvimento, as implicações sociais e éticas em torno das tecnologias de IA.
- Mudanças Climáticas: Abordando os efeitos do aquecimento global, as sessões sob este tema exploraram ideias inovadoras para mitigar os riscos climáticos e se adaptar a um mundo que já está sofrendo os abusos que fizemos com a natureza, juntamente com discussões sobre padrões climáticos imprevisíveis e o aumento do nível dos oceanos.
- Economia Criativa: Explorou conteúdos de produção própria, distribuição e estratégias de monetização, este tema refletiu sobre o cenário em rápida evolução da mídia e da criação de conteúdo.
- Saúde e MedTech: As sessões destes temas foram dedicadas às mudanças tecnológicas e sociais na saúde, incluindo cuidados centrados no paciente, inclusão social na saúde e avanços como órgãos impressos em 3D. Neste post eu apresentei alguns cases e ativações na área.
- Música e Tecnologia: Destacando a interseção entre música e tecnologia, este tema explorou as mudanças na criação, descoberta e distribuição da música por meio de inovações tecnológicas, incluindo a IA. Neste post eu apresento um case/startup.
- Psicodélicos: Com um crescente interesse geral, este tema explorou aplicações terapêuticas, avanços em pesquisas e o ambiente de negócios em torno dos psicodélicos. Neste post eu trago um case sobre outros tipos de terapias que acompanham o avanço dos psicodélicos.
O SXSW 2024 não serviu apenas como uma plataforma para explorar tópicos inovadores, mas também enfatizou a descoberta, o networking e o aprimoramento da minha jornada profissional. A programação diversificada do evento atende a um público amplo, que vai desde entusiastas de tecnologia, inovação e criativos até profissionais de cinema, música e muito outros.
O que foi destaque nos debates do SXSW 2024
O SXSW 2024 acolheu uma vasta gama de debates e discussões, com foco especial no futuro da Inteligência Artificial (IA) e nas suas implicações em vários setores. Um dos principais temas explorados foi como a IA poderia integrar as pessoas de forma mais eficaz, criar soluções para problemas sociais e revolucionar o mercado de trabalho. Os especialistas discutiram o potencial da IA para melhorar a antecipação dos comportamentos humanos e das necessidades dos clientes, permitindo assim que as empresas criem soluções mais relevantes.
Aqui destaco dois painés sobre IA que eu vi e achei muito relevantes, com os links para vocês assistirem as palestras no Youtube:
- AI and Humanity’s Co-evolution with OpenAI’s Head of ChatGPT – este vídeo já tem a tradução simultânea para o Português.
O evento também destacou a inovação por meio do SXSW Innovation Awards, apresentando finalistas em categorias como Inteligência Artificial, Saúde e Biotecnologia e Empoderamento Comunitário, entre outras. Estes prémios destacaram projetos inovadores de todo o mundo, oferecendo uma visão do futuro da tecnologia e do seu potencial para enfrentar desafios críticos.
Os principais líderes que falaram no SXSW 2024
O festival apresentou uma lista impressionante de palestrantes notáveis, apresentando uma gama diversificada de líderes do setor, inovadores e criativos que subiram ao palco para compartilhar seus insights e experiências. Entre os palestrantes estavam Samantha Bee, Colman Domingo, Selena Gomez, Conan O’Brien, Daisy Ridley, Jay Shetty, Jane Fonda, Dwyane Wade, Ada Limón, John Maeda, Olivier Rousteing, CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, Julieanna Richardson, Chuck D , Rosario Dawson, Peter Deng e Alex Cooper.
Amy Webb também ofereceu uma Master Class (curso de 4 dias) de “strategic foresight” da qual eu participei e recebi uma certificação, com o objetivo de ajudar os participantes a prever o futuro por meio do que ela chama de “repercepção”.
Outros palestrantes de destaque, líderes de diferentes setores que também compartilharam conhecimento e cases no evento, foram: Tracy Chou e Deonne Castaneda que discutiram a criação de uma Internet voltada para a privacidade, Jack Conte que falou sobre o futuro da criatividade na web, a Dra. Joy Buolamwini que compartilhou insights sobre IA e seus impactos sociais (coloquei o link da palestra dela acima), e as discussões sobre o crescimento do esporte feminino foram lideradas por Sue Bird e Jessica Robertson.
Dan Auerbach e Patrick Carney do The Black Keys, Daniel Kwan e Daniel Scheinert (diretores de “Everything Everywhere All at Once”) e a CEO da AMD, Lisa Su, também estiveram entre os palestrantes principais, cada um compartilhando suas perspectivas e contribuições únicas em suas áreas.
A CONTROVÉRSIA no SWSW 2024
O festival enfrentou polêmicas principalmente devido ao cancelamento de mais de 80 artistas musicais e vários palestrantes em protesto contra o patrocínio do evento pelo Exército dos EUA. Este boicote foi impulsionado pela solidariedade dos artistas e palestrantes com o povo da Palestina e pela sua objecção às ligações do festival às empresas de armas e aos militares dos EUA, que acusaram de permitir um genocídio em Gaza. Os organizadores do festival defenderam a sua parceria com o Exército dos EUA, enfatizando o seu compromisso em apresentar ideias que moldam o mundo e declarando o seu apoio aos direitos humanos.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre o festival e sobre o que eu aprendi lá?
No próximo dia 27/03/2024 das 17:00-18:00 farei um webinar pelo ZOOM para compartilhar mais sobre este grande evento e trazer as minhas reflexões, cases e aprendizados. O evento é gratuito.
Para participar, faça a sua inscrição neste LINK. O evento não será gravado.
Obrigado pela leitura até aqui!😉
GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
contate-nos
- OI@CO-VIVA.COM
- +55 11 95853-2652
- Feito com ❤️ em São Paulo
- Quer trabalhar na Co-Viva?
newsletter
Receba novidades do mundo da inovação corporativa!