Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.
Eis algo que a maioria das pessoas ignora: todas as empresas, independente do tamanho delas, possuem uma cultura organizacional, quer isso passe pelo raciocínio dos gestores ou não!
Elas existem porque incorporam ações cotidianas da empresa, desde os processos realizados internamente, até aqueles solicitados ou feitos pelos consumidores. São ainda, um compilado de valores, crenças, regras explícitas e implícitas, ações comunicativas e outros pontos rotineiros.
Mas já ter uma cultura organizacional não significa de maneira alguma que ela não possa ser refeita ou melhorada, especialmente porque o mundo se modifica constantemente, e as empresas que não acompanham esse processo, certamente ficam para trás!
E hoje, continuaremos essa conversa. Acompanhe.
Nesse artigo, iremos explicar a importância de se desenvolver uma cultura organizacional estruturada e fortalecida, e como ela pode auxiliar a sua empresa a fazer crescer seus processos inovadores.
Benefícios de se cultivar uma boa cultura organizacional
Ter um cultura organizacional estruturada pode auxiliar as empresas a alcançarem diversos benefícios agregados, que incluem:
- Ambiente de trabalho mais estável e seguro, que privilegie o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- Redução da rotatividade de funcionários, considerando que o ambiente se torne mais propício para uma atuação efetiva deles;
- Retenção de talentos, garantindo colaboradores que irão atuar fortemente para auxiliar no crescimento da empresa;
- Melhorias nos processos, pois uma cultura organizacional bem planejada ajusta os problemas, dos mais básicos aos mais complexos;
- Lucros e redução de custos, considerando que problemas podem ser resolvidos e os setores do seu negócio podem se tornar mais eficientes;
- Ajustes no produto ou serviço final, que também podem ter resoluções importantes e assim se tornarem mais atrativos e competitivos no mercado em que se atua;
Ou seja, investir numa boa cultura organizacional, especialmente em uma que permita ações de inovação, pode auxiliar a sua empresa a ficar mais estruturada e com um ambiente propício para o seu desenvolvimento.
Mas antes de começar…
Seguem alguns itens que merecem destaque antes que você comece os procedimentos básicos para desenvolver na sua empresa uma cultura organizacional focada em fazer ela crescer bem e atuar de maneira sólida no mercado.
Diferencie treinamento de desenvolvimento
Embora ambas as ações pareçam muito semelhantes, elas possuem objetivos diferenciados, e saber qual é qual é necessário para que os recursos de sua empresa sejam bem aplicados, e os resultados sejam visíveis e satisfatórios.
Então, considere como treinamento as ações que envolvem colocar os seus colaboradores em ambientação com algo novo, como um sistema, um protocolo, ou até mesmo aquelas atividades envolvendo receber um funcionário novo em sua empresa.
Elas devem sim existir, e ser bem organizadas, independente do tamanho do seu negócio, garantindo que todos os colaboradores conheçam muito bem a empresa, suas ações e metas, e os itens que permitem a sua ação cotidiana (sistemas operacionais, regras, etc).
Já o desenvolvimento são justamente as ações que são realizadas para produzir algo mais profundo e significativo no cotidiano da sua empresa, especialmente aquilo que coloque a empresa no alcance dos objetivos e metas estipulados.
Envolvem, portanto, atividades que visem melhorar a cultura da organização, implantar ações de inovação, ou mesmo garantir um alto nível de capacitação dos seus profissionais para que eles lidem melhor com as adversidades do dia a dia.
Avalie como sua empresa está e o que ela precisa fazer para chegar onde deseja
Aqui vem aquela etapa de planejamento que estamos sempre explicando, mas que é extremamente importante para que qualquer negócio possa crescer de verdade.
E avaliar a atual situação da sua empresa permite que se compreenda o que exatamente ela precisa receber para começar a construir uma cultura organizacional forte e um campo de inovação frutífero.
Importante que essa avaliação não seja feita apenas em reuniões fechadas da gestão, mas leve em consideração, e muito, as informações e opiniões dos seus colaboradores, especialmente no que tange aos problemas gerais que não se resolvem e nas indicações deles.
E a partir daí a empresa pode começar a pesquisar o que irá realizar para que o seu cotidiano seja preenchido com atividades de inovação, além de bem estruturado para manter uma cultura que privilegie um bom funcionamento.
Cultura organizacional não é apenas T&D
Embora seja uma grande parte do seu processo de desenvolvimento, considerando que não é possível colocar os seus colaboradores para atuarem juntos e com os mesmos objetivos, sem que eles saibam o que e como fazer para alcançá-los, além de compreender quais são eles.
Mas envolve também pensar em manter um dia a dia mais fluído, com algumas regras internas de convivência que criem um bom ambiente de trabalho, bem como com atividades que contribuam para isso.
Ações de treinamento e desenvolvimento devem acontecer, mas precisam fazer parte de um compilado de ações, desde o estabelecimento das metas e objetivos da empresa, até a organização de itens e ferramentas que sejam necessárias para alcançá-las.
Dados de importância
Investir na cultura organizacional do seu negócio significa investir bem nos seus colaboradores, garantindo que eles tenham os mecanismos e informações necessárias para atuarem bem.
- Empresas norte-americanas investem quase o dobro do Brasil em Treinamento & Desenvolvimento. Dados recentes mostram que cerca de 4,62% da folha de pagamento deles é investida no quesito, enquanto que no Brasil esse percentual chega a apenas 2,11%;
- 29% das empresas nacionais desenvolveram suas próprias universidades ou escolas;
- 55% dos investimentos feitos são para ações de liderança;
Nessa primeira parte do artigo, nos ocupamos em mostrar porque a sua empresa deve ter uma boa cultura organizacional e que, embora o Treinamento & Desenvolvimento seja uma parte importante deste processo.
Já na parte dois, iremos falar de alguns passos importantes para que essa cultura seja desenvolvida, além de trazer alguns cases de sucesso para te animar a realizar esse processo!
Obrigado pela leitura até aqui!😉
GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!
contate-nos
- OI@CO-VIVA.COM
- +55 11 95853-2652
- Feito com ❤️ em São Paulo
- Quer trabalhar na Co-Viva?
newsletter
Receba novidades do mundo da inovação corporativa!