Eu, Itamar Olímpio, co-fundador da Co-Viva, consultoria de Inovação corporativa, que está no mercado desde 2014, sou um engenheiro da Imaginação. Sou formado na Imagineering Academy, da Breda University que fica na Holanda, na cidade de Breda. Recebi esse título após concluir um mestrado de inovação de negócios, chamado Imagineering.

A Engenharia da Imaginação é um curso de inovação de negócios baseado nas metodologias mais atuais da Psicologia Social, Antropologia, Administração de empresas e Design. No Brasil existem apenas alguns poucos profissionais com esse expertise.

Ao contrário do que muita gente pensa, nós nunca trabalhamos na Disney.

Um engenheiro da Imaginação ou um Imagineer é o profissional que trabalha como orientador criativo em áreas de inovação e negócios, promovendo a cocriação entre consumidores e empresas. É, por assim dizer, uma nova forma de imaginar e construir relações de troca entre empresas e seus stakeholders.

Mas o que é Imagineering?

Imagineeering é uma metodologia de inovação que propõe a descoberta da convergência entre o que os consumidores desejam e a forma como as empresas podem atrair e mantê-los em contextos de transformações estruturais, incluindo mudanças comportamentais na sociedade, novas e disruptivas tecnologias, novos modelos de negócios, novas economias e etc. Foca na transformação pela inspiração.

A cocriação é a base do Imagineering, mas utilizamos também outras metodologias como a investigação apreciativa (olhar para o que realmente importa), o construcionismo social (palavras têm o poder de construir realidades), storytelling e psicologia positiva (visão apreciativa do potencial humano), entre outras.

Como aplicamos o Imagineering com os nossos clientes

Nós fomos treinados para trabalhar com conceitos, produtos, serviços e  experiências cocriadas com as pessoas e não somente para elas. Isso significa que a cocriação é um convite para que pessoas e organizações desenvolvam colaborativamente soluções para o mercado, para um desafio social ou organizacional onde todos participam na construção da solução.

Quando uma empresa nos procura com um desafio, a primeira coisa que dizemos é que tudo o que fazemos é colaborativo, ou seja, o cliente vai participar da construção da solução com o nosso time. As pessoas vão colocar a mão na massa.

O time da Co-Viva vai entrar apenas com os métodos, a solução vai ser criada pelo cliente. É uma mudança de paradigma, onde consultores modernos não trazem resultados para a empresa, eles criam esses resultados com a empresa.

Em muitos dos nossos projetos, o nosso objetivo é encontrar um oceano azul (novas oportunidades de negócios e inovação em negócios existentes), ou criar novos mercados ainda inexplorados (deixando a concorrência irrelevante).

Depois de alguns anos aplicando o Imagineering aqui no Brasil, aprendemos o que funciona para as empresas brasileiras. Hoje traduzimos o Imagineering em diferentes formatos para ajudar organizações a inovarem.

Oferecemos desde palestras, cursos e mini laboratórios de inovação para provocar mudanças até laboratórios maiores para prototipar novos produtos, serviços, processos, criar culturas organizacionais ou um propósito compartilhado. Temos também jornadas de inovação onde ajudamos nossos clientes a implementarem tudo o que é cocriado nesses laboratórios.

Já atendemos clientes no Brasil e no exterior como PwC, GE, UOL, WeWork, Prefeitura de São Paulo, BWG, Agência Mutato (Grupo JWT) , Ibmec, Fundação Gol de Letra, Enterprise Ireland (Irlanda), Consulado Geral da Dinamarca, Inseec ( França) entre outros.

Somos membros da IAF, The International Association of Facilitators, organização certificadora global de facilitadores.

Ficou curioso sobre o Imagineering e como isso pode transformar a sua empresa ou a sua equipe? Vamos bater um papo! Mande um Oi para um dos engenheiros da Imaginação da Co-Viva 😉

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta