BLOG:

Laboratórios de Inovação:

Impulsionando o Crescimento e a Competitividade das Empresas - Parte 1

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

Estamos em 2024, e é preciso lembrar disso: inovar não é mais um diferencial de mercado, é quase uma regra corporativa, e deve fazer parte do seu planejamento gestor.

Dizemos isso porque a todo momento vemos empresas com dúvidas sobre a importância da inovação, os diferenciais que ela pode proporcionar, e isso nos faz pensar o quanto diversas empresas não conhecem os potenciais da área.

Por isso, resolvemos abordar um pouco sobre os Laboratórios de Inovação, explicando principalmente o que eles são e que tipos de benefícios ele pode proporcionar para um negócio, independente do tamanho dele.

Tem curiosidade em conhecer e implementar essa ferramenta? É só seguir lendo esse artigo!

O que é um Laboratório de Inovação?

Um Laboratório de Inovação é um espaço que pode ser criado dentro de uma empresa para ser um ambiente focado em permitir atividades de prática e estímulo da inovação em produtos, serviços, processos rotineiros, dentre outros.

É um pouco diferente do que acontece no setor de P&D, considerando que nele o objetivo central é o de melhorar produtos e serviços que a empresa já possua e investir em pesquisa.

No caso do Laboratório de Inovação, as buscas por melhorias também serão realizadas, mas também por novidades que possam ou trazer novas opções ao mercado em que a empresa atua, ou mesmo novas formas de realizar processos rotineiros.

O laboratório de inovação possui ainda alguns objetivos, como:

  • Incentivar a criatividade dos colaboradores;
  • Desenvolver um ambiente de colaboração que reúna os vários níveis e setores da empresa;
  • Desenvolver e testar protótipos com mais rapidez;
  • Testar novidades, especialmente no meio tecnológico;
  • Trazer resultados mais rápidos e efetivos.

E sabia que diversas empresas bem conhecidas investem muito em laboratórios de inovação?

Um exemplo é a IBM Research, uma iniciativa da empresa para criar e manter laboratórios do tipo em diversas das regiões onde atua. Eles fazem parcerias com universidades e até mesmo com outras empresas para mantê-los sempre ativos. Os resultados são vistos em suas ações de diversas áreas, como blockchain e inteligência artificial.

Principais benefícios de ter um laboratório de inovação

Empresas que optam por criar e manter um laboratório de inovação acabam por desfrutar de alguns importantes benefícios, que contribuem para o seu crescimento de mercado e o alcance das metas corporativas.

Abaixo alguns benefícios para que você compreenda ainda mais a importância de levar essa mentalidade inovadora para dentro da sua empresa, independente do seu tamanho!

1. Desenvolvimento acelerado de novos produtos e serviços

Empresas de diversas categorias e níveis podem desenvolver produtos e serviços novos, e com o laboratório de inovação, esse procedimento pode se tornar ainda mais eficiente.

Em 2022, o relatório de Inovação Corporativa expedido pela McKinsey & Company constatou que empresas que investem na área, conseguem reduzir em até 30% o tempo estimado de se lançar um novo produto ou serviço. Na prática, isso se configura como um processo mais ágil para aproveitar oportunidades de consumo, e obter maiores chances de lucrar, tendo ainda custos reduzidos no processo.

E mesmo que não se chegue aos 30%, o laboratório pode auxiliar num processo inventivo e de testes mais dinamizado e ágil, a partir de várias informações e pontos de vista.

2. Ajuda a construir uma Cultura Organizacional voltada para a inovação

Quem está mesmo em busca de promover um ambiente de inovação em sua empresa, sabe que um dos principais processos para isso é ter uma cultura organizacional que privilegie esse processo.

Ter um Laboratório de Inovação é um passo importante porque, se bem estruturado, coloca os seus colaboradores em contato direto com as possibilidades de se inovar, e conforme ele vai praticando, a inovação vai fazendo parte de suas ações rotineiras, na empresa e quiçá fora dela!

Quer dados mais concretos? Em 2021 a empresa Deloitte Insights fez uma pesquisa sobre Cultura de Inovação, e ela revelou que 75% dos colaboradores de empresas que possuem laboratórios, se sentem mais satisfeitos com o seu trabalho. Revelou ainda que eles engajam mais as atividades que precisam desempenhar, o que demonstra o quanto esse ambiente pode ser não apenas diferencial para a sua produção, mas também um meio de motivar seus funcionários.

E quer saber o que fazer para integrar a cultura de inovação à cultura da sua empresa? Seguem algumas dicas básicas:

  • Invista em treinamentos específicos, que auxiliem na compreensão do que é a inovação e de como usar no dia a dia;
  • Abra a comunicação, de maneira que dúvidas sejam sanadas e falhas possam ser discutidas e analisadas sem maiores problemas;
  • Permita a experimentação. Erros acontecem e são necessários para que hajam melhorias;
  • Organize sua liderança com membros que apostam na inovação, pois eles podem servir de exemplo e incentivo para os demais.

E claro, invista num laboratório, que permita essas e outras ações com os seus colaboradores.

3. Melhora a tomada de decisão a partir de dados

Você provavelmente já percebeu que um laboratório de inovação é um local para se testar hipóteses, colocando em prática ideias, novidades, insights, e os vários outros itens que podem vir quando se fala em inovar. E como é um espaço para testar, dados são sempre gerados e coletados, e os mesmos podem virar informações de importância para as empresas.

O relatório da Gartner sobre Análise de Dados e Inovação feito no ano de 2023 apontou que as empresas que usam os dados captados por esses espaços têm 20% a mais de chances de superar os lucros dos concorrentes!

Esses valores não são pequenos, e podem se refletir não apenas em crescimento de mercado, mas auxiliar no desenvolvimento e no alcance de novas metas de atuação.

Continua…

As informações que trouxemos nessa primeira parte são apenas um início do que preparamos para que você compreenda a importância e necessidade de investir em inovação e em locais específicos para ela, como os laboratórios.

Na parte dois iremos apresentar mais alguns benefícios e dados primordiais para que se compreenda como inovar é realmente uma ação necessária no mercado de consumo atual.

Fique ligado para não perder!

 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.

 

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!