BLOG:

Principais tendências de inovação em 2024 - Parte 2

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

Continuando nosso material sobre as tendências de inovação esperadas para 2024, que iniciamos neste texto aqui , segue a parte 02!

Mas além de apresentar mais algumas tendências que consideramos interessantes, iremos também abordar um pouco sobre como a sua empresa pode ser preparada para essas perspectivas, aproveitando da melhor forma possível tudo o que está por vir.

Então siga lendo para não perder esse conteúdo, que pode se tornar um diferencial interessante e até mesmo necessário para a continuidade do seu negócio!

7. O mundo digital cada vez mais conectado com o real

Do Metaverso, a jogos e procedimentos envolvendo saúde, o mundo digital tem uma tendência a cada vez mais se conectar com a realidade, e ser um “gêmeo” ou um reflexo (ainda que parcial) de ações e decisões que pessoas e empresas tomam todos os dias.

Então essa tendência deverá seguir com força em 2024, justamente por expandir modelos de mercado para plataformas mais baratas e interativas, como, por exemplo, ter toda uma experiência de comprar virtual numa loja online que se parece com uma unidade física.

Para as empresas, isso se refletirá na necessidade de se adequar a essas novidades, mas com certos ganhos, como a diminuição de custos com espaços físicos, a possibilidade de captar profissionais de outras regiões, e a chance de atingir novos mercados.

8. Proteção contra ciberataques

Na mesma medida em que a internet e a tecnologia trazem grandes soluções, nenhuma empresa ou região está salva dos problemas que podem vir junto, a partir de várias vertentes, especialmente de pessoas mal intencionadas, mas até mesmo de problemas estruturais.

Por isso, 2024 deverá ter mais opções de controle e segurança de dados das empresas e seus clientes, além de mecanismos para combater de frente as tentativas de assalto de suas informações.

Mais ainda, é super interessante preparar bem a sua empresa para operar online quando necessário, pois como vimos com a pandemia e com os recentes desastres naturais, isso poderá acontecer novamente em breve.

E se encaixa nessa questão da segurança ao exigir não apenas estrutura virtual para que seus colaboradores atuem de casa, por exemplo, mas também redes que protejam bem os vários dados captados e compartilhados no processo.

3 Dicas para preparar bem a empresa para inovar!

Pensar em inovação e suas tendências não será tão efetivo se a sua empresa não souber bem o que fazer com essas informações e ideias.

E embora já falamos em outros artigos como o seu negócio pode se preparar para incluir a inovação nas ações cotidianas, relembrar não irá machucar, e poderá inclusive sanar algumas dúvidas recorrentes.

Então seguem três dicas sobre como preparar a sua empresa para aproveitar de verdade as tendências de inovação que em breve poderão dar as caras pelo mundo e modificar muitas relações de negócios!

1. Torne a inovação uma parte da cultura organizacional

Seja com treinamentos específicos, seja com ambientes que ajudem a estimular a criatividade, a proatividade e outras ações que levam à inovação, sua empresa deve atuar para promover isso no cotidiano.

E como é um processo cultural, ele certamente não irá acontecer do dia para a noite! 

Por isso, é preciso fornecer as bases, dar certas liberdades e apoios, e no fim de tudo atuar para que os seus colaboradores estejam confortáveis para tentar e buscar soluções inovadoras para o cotidiano de negócios.

2. Invista nas tecnologias que estão emergindo

Porque inovação, como já explicamos em outros materiais, pode sim acontecer em rotinas operacionais básicas, e trazer alto retorno para um negócio.

Mas tecnologias, especialmente as que estão surgindo agora e que possuem boas perspectivas, podem trazer um diferencial a mais para os resultados esperados, seja otimizando mais procedimentos, seja colocando seu negócio num novo patamar do mercado.

Vale a pena explorar bem as opções e partir para alguns investimentos que, no fim de um período, sejam colaborativos para os processos da sua empresa.

3. Permita a colaboração externa

Nos modelos de negócios atuais, dificilmente uma empresa terá sucesso atuando sozinha. Henry Ford percebeu isso (muito tardiamente) a duras custas, perdendo muito dinheiro num plano de independência que nunca aconteceu como ele idealizou.

Quando se fala em inovação então, as coisas ficam ainda mais complexas, justamente porque não apenas o olhar externo ajuda a identificar melhores condições e ações, mas também porque ideias e pensamentos dos de fora podem se encaixar com seus objetivos e necessidades.

Assim, permita que sua empresa receba consultores, estudantes universitários, start ups, e promova parcerias com eles, do tipo que ajudam a colocar um negócio no caminho para melhorar processos e inovar.

Nossa indicação de bons livros para ler sobre o tema

Como estudar é algo sério e amplamente necessário no mundo dos negócios, além de passar algumas das inovações mais latentes para 2024, trouxemos também dicas de literaturas de excelência para que você, enquanto gestor, se prepare bem.

Vejamos então os livros que poderão fazer a diferença nas suas ações estratégicas e de inovação dentro do próprio negócio!

“Build: An Unorthodox Guide to Making Things Worth Making”

Uma obra de Tony Fadell, engenheiro e empresário dos Estados Unidos, e sua obra quase autobiográfica ele repassa diversos insights e dicas sobre como construir um produto, e até mesmo uma ideia ou empresa.

“O lado difícil das situações difíceis: Como constuir um negócio quando não existem respostas prontas”

Nesta obra do empresário e investidor Ben Horowitz o foco é falar em como se organizar e agir para resolver problemas tão amplos e complexos, que nem mesmo os cursos de MBA sabem como abordar ou resolver.

“SYSTEMology “

Desenvolvido pelo pesquisador e empresário David Jenyns, este livro traz vários modelos de sistemas para negócios que ajudam a otimizar tempo, custos, melhorar erros, dentre outras ações. É uma obra importante para quem deseja melhorar os processos rotineiros de uma empresa.

Para concluir: concorda ou não com as tendências que trouxemos?

Obviamente que apresentamos apenas algumas perspectivas, mas a visualização do mercado e de diversos especialistas é muito mais ampla e deve ser pesquisada!

Porque no fim do dia a inovação pode salvar ou mesmo dar uma grande ajuda para a sua empresa, e ela é hoje o que a linha de produção foi para as fábricas em parte da Revolução Industrial: uma necessidade!

Aproveita e compartilha esse artigo com colegas empresários e colaboradores, e faça um bom brainstorm do que eles acham que vai virar tendência de inovação em 2024!

 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.

A CO-VIVA já ajudou centenas de empresas a treinar as suas lideranças e equipes com ferramentas e metodologias de liderança, inovação e gestão de projetos, com soluções arrojadas baseadas em pesquisas e estudos, 100% customizadas para os nossos clientes.

Quer saber mais?

Conheça nossas soluções em: www.co-viva.com/solucoes

Ou envie um email para oi@co-viva.com e entenda mais sobre como a sua organização pode começar a trilhar os caminhos da inovação 🚀e

Não há a necessidade de investir em altos projetos para isso. Muitas ações de inovação de processos acontecem com procedimentos rotineiros, e já fazem muita diferença.

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!