BLOG:

Tendências de Inovação que irão moldar 2025

POR ITAMAR OLÍMPIO, CEO CO-VIVA

Não há como negar: a inovação tem transformado o meio dos negócios, e isso é cada vez mais sentido pelas pessoas e empresas no mundo todo, e quem viveu períodos anteriores já percebeu isso. 

Os celulares, por exemplo, saíram de suas funções mais básicas, e hoje permitem níveis de comunicação e interação que ultrapassam diversas barreiras que antes pareciam impossíveis de serem superadas. A inovação, que vem sendo importantíssima desde ao menos 1970, proporcionou processos evolutivos nas empresas que permearam novidades vistas hoje, e até mesmo as almejadas no futuro, como:

  • Computação doméstica, e também com diversas possibilidades para o ramo empresarial;
  • Crescimento de startups, que passam a inovar mercados inteiros com ações disruptivas;
  • Internet, que traz novas formas de interagir, modificando inclusive o mercado de consumo;
  • Inteligência artificial e outras ferramentas que permitem ao ser humano ampliar suas compreensões e testar possibilidades em diversas áreas, a exemplo da Medicina, das pesquisas científicas, dentre outros.

E para quem acha que atingimos o topo da inovação, sentimos informar que tem muito mais para acontecer por aí, e é isso que iremos apresentar hoje!

Mas, porque é importante acompanhar tendências inovadoras?

Esse questionamento é válido, e a resposta para ele é ainda mais válida e importante!

Acompanhamos essas tendências para garantir que a nossa empresa se mantenha competitiva no mercado, considerando que ele segue mudando, em diversos níveis, e que mesmo que algumas coisas permaneçam iguais, a maioria está sim bem diferente.

Por exemplo: o brasileiro se acostumou muito bem com os smartphones e com o Pix, e até mesmo pessoas de mais idade usam muito a ferramenta e estranham quando estabelecimentos não oferecem a mesma. A inovação muda a forma de consumir, e as empresas que não se adequam, podem sim ficar para trás e até mesmo deixar de existir no mercado.

Principais tendências de 2025

Vejamos cinco opções de tendências de inovação para o ano de 2025!

  1. Avanços em Inteligência Artificial Generativa

Liberadas recentemente, em mecanismos com o Chat GPT, esse tipo de inovação vem para permitir novas práticas em itens essenciais aos mercados atuais, especialmente nas ações que envolvem conteúdos, como textos, imagens, vídeos, dentre outros. Seu principal diferencial reside no fato de que a tecnologia não cria nada do zero, mas atua a partir de um banco de dados constantemente alimentado, permitindo que dados e informações já processadas pelos humanos sejam utilizadas.

E diversas empresas têm se aproveitado dos seus usos, especialmente nas ações de Marketing, mas até mesmo em termos de Educação e em pesquisas científicas. Em Indústrias, a IAG tem sido uma boa aliada na criação de modelos e designs mais eficientes e práticos.

2. Inovação em Sustentabilidade

A conversa ecológica segue séria, e empresas podem se beneficiar muito delas se souberem onde inovar!

Diversos campos da Sustentabilidade têm se apegado à inovação como uma forma de melhorar custos, aproveitar oportunidades de negócios, modificar sua imagem perante a sociedade, enfim, se desenvolver a partir daquilo que o meio social está cobrando

Dentre as práticas que mais se destacam, temos especialmente:

  • Transição energética – fazendo com que empresas e consumidores optem por opções menos poluentes, como energia solar ou eólica;
  • Economia circular – que objetiva aproveitar melhor a cadeia produtiva, bem como o pós venda, para estender a durabilidade dos produtos de consumo, seja a partir de produtos mais duráveis ou recicláveis, seja com mecanismos para aproveitar bem os existentes numa circulação mais benéfica e que evite desperdícios. É uma tendência cada vez maior e que pode gerar, inclusive, muitas oportunidades de negócios.
  • ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança, essa é uma prática que ajuda na criação de medidas para avaliar empresas em suas ações sustentáveis. Isso ajuda a identificar o que precisa ser melhorado, necessidades de negócios não atendidas pelo mercado, e entender até que ponto as práticas estão sendo efetivas.

Essa tendência em inovação é um contexto atual e futuro, e será cada vez mais cobrado pelo próprio mercado.

3. Transformação Digital Acelerada

Já presente na rotina de muitas empresas, a tendência aqui é que não apenas negócios aproveitem bem essas opções, como também cada vez mais consumidores tenham acesso a itens digitais que transformam seu dia a dia, como:

  • Inteligência Artificial (IA) – para assim otimizarem ações e decisões cotidianas;
  • Internet das Coisas (IoT) – presente nos equipamentos domésticos, úteis para facilitar a rotina. É a Alexa que faz compras, a máquina de lavar que pode ser controlada remotamente, o robô aspirador, etc;
  • Automação de processos – que permite programar tarefas que exijam muita repetição, trazendo resultados mais eficientes e economizando tempo.

Ferramentas como essas poderão transformar a rotina de empresas e consumidores, e são uma tendência que deve gerar economias e até mesmo permitir que negócios sejam desenvolvidos.

4. Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana

Uma tendência cada vez mais pensada, que visa proporcionar uma rotina de deslocamento e uso de serviços públicos mais eficaz e com melhores resultados, através de uma combinação de tecnologias para melhorar fluxos e permitir que diversos setores sejam otimizados, como:

  • Mobilidade urbana – com informações mais precisas a respeito do trânsito, transporte público, tempo e outros itens que possam interferir;
  • Acesso ágil a serviços públicos, através de mecanismos digitalizados e simplificados;
  • Melhorias contínuas na infraestrutura urbana, como em iluminação, água, coleta de lixo, etc.

E qual a vantagem para a sua empresa? Pode gerar oportunidades de negócios importantes, a partir das necessidades que essa inovação busca atender!

5. Bioeconomia

Que vem como uma inovação ao permitir ainda mais novidades para as soluções agrícolas, impactando setores como alimentação e até mesmo no consumo de produtos que dependem do cultivo de itens. Sua proposta principal é a de otimizar o uso dos recursos produtivos, gerar alimentos mais resistentes às intempéries da natureza, e contribuir para um aproveitamento maior da produção agrícola, evitando desperdícios.

Muitas oportunidades de negócio devem dar as caras para quem estiver de olho neste setor em 2025.

Conclusão: é preciso se adaptar!

Já faz algumas décadas que os modelos de negócios não são mais fixos e engessados, justamente porque eles se adaptam muito bem ao que o mercado solicita, e também às novidades tecnológicas que surgem. Adaptação é então a palavra-chave se você quer que a sua empresa sobreviva daqui em diante, além de aumentar as chances de lucrar e crescer.

Observe essas e outras tendências e busque meios de se ajustar ao novo que já está acontecendo!

 

Obrigado pela leitura até aqui!😉

Itamar Olimpio é fundador da consultoria de inovação corporativa CO-VIVA, com clientes no Brasil e no exterior, como Ourofino Saúde Animal, Sinqia, Energisa, Natura & Co, PwC, GE, UOL, WeWork, Stefanini, Moinho Régio, Grupo Krindges entre outros. É professor de inovação e empreendedorismo em MBA’s na FIAP, além de mentor de startups no Inovativa Brasil e Rock New Ventures. É mestre em Inovação de negócios pela Imagineering Academy, da Breda University na Holanda, onde atua como professor convidado.

 

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!