Uma pesquisa recente com diretores, CEOs e executivos, publicada no fim de 2018 pela North Carolina State University’s Enterprise Risk Management e a consulting firm Protiviti Inc, nos Estados Unidos, apontou que os riscos com projetos de transformação digital era a principal preocupação desses executivos para este ano de 2019 que está acabando.

Não é de ficar surpreso. Dos 1,3 trilhão de dólares investidos em Transformação Digital no ano passado, estima-se que 900 bilhões foram desperdiçados.

 Por que 70% de todas as iniciativas de Transformação Digital não atingem seus objetivos?

 Acredito que isso aconteça porque o foco está na tecnologia e não nas pessoas.

O DNA de uma empresa é a sua cultura organizacional. Essa cultura é criada pelas pessoas que nela trabalham e por seus comportamentos diários.

Cultura, diferentemente de tecnologia não é um ”Commodity”, não se pode copiar, estocar, escalar. É algo que cada empresa tem a sua e que move os negócios para o sucesso ou para o fracasso. Peter Druker, escritor, professor e consultor administrativo austríaco, considerado o pai da administração moderna, uma vez disse: “A cultura engole a estratégia no café da manhã”.

E se cultura organizacional é feita de pessoas, é de suma importância concentrar esforços para potencializar os resultados da transformação digital junto com elas; afinal, somos nós, colaboradores e parceiros, que vamos operar a tecnologia por trás desses projetos de transformação digital.

 Mas o que podemos fazer para mudar e obter melhores resultados?

Vou compartilhar cinco dicas importantes que podem ajudar as organizações a terem sucesso com os seus projetos de Transformação Digital.

Dica 1: Olhe para a sua estratégia de negócios antes de investir em qualquer coisa

“Arrume a casa”, ou seja,  faça o básico primeiro. A empresa precisa estar preparada para abraçar novas tecnologias, novos processos, uma nova forma de trabalho. Um propósito claro precisa ser definido e para isso acontecer, as perguntas certas devem ser feitas.

A transformação digital deve ser guiada por uma estratégia corporativa mais ampla, porque ela deve ser cocriada com a empresa e não para empresa. Não se trata de fazer uma compra de um software de integração, por exemplo, mas sim, mudar a maneira da empresa trabalhar. É por isso que usamos a palavra transformação, porque a empresa vai, literalmente, se transformar.

 Dica 2:  Aposte em quem está dentro de casa

Muitas organizações que buscam transformações (digitais ou não), frequentemente contratam consultores externos que tendem a aplicar soluções tradicionais em nome das “melhores práticas”.

Tenha precaução. Mesmo sendo um consultor de inovação, administrando uma consultoria, eu sugiro atenção na contratação de ajuda externa.

Uma consultoria de transformação Digital só vai te ajudar, se fizer o projeto envolvendo as pessoas da empresa, se preocupando em trabalhar os aspectos culturais da organização e potencializando o que há de melhor nas pessoas, desde o início do projeto.

As pessoas precisam fazer parte da transformação digital. É o principal ingrediente. Sem o suporte delas, muito provavelmente a sua empresa não vai atingir os objetivos esperados.

Dica 3:  Converse com o seu cliente

Se o objetivo do seu projeto de Transformação Digital é melhorar a satisfação e a experiência do cliente (pode ser o cliente externo ou interno), inclua uma fase de diagnóstico com informações detalhadas deles.

Eu vejo muitas empresas assumirem que conhecem profundamente os seus clientes. Elas tentam criar soluções para resolver os seus problemas ou melhorar a sua experiência no uso de um produto ou serviço, sem conversar com eles antes.

Isso é um grande erro. Não deixe de falar com o seu cliente. Ele vai poder te ajudar com feedbacks e insights valiosos para ajustar o seu projeto e ter mais chances de sucesso.

Dica 4: Reconheça o medo dos colaboradores de serem substituídos

Quando os colaboradores percebem que a transformação digital pode ameaçar os seus empregos, podem, consciente ou inconscientemente, resistir às mudanças.

Em casos extremos, as pessoas podem até sabotar o projeto. E elas não fazem isso por maldade, mas na tentativa de preservar a sua estabilidade e manter o seu emprego. Ninguém quer ser demitido, especialmente nessa época de altos índices de desemprego no Brasil.

A tecnologia pode extinguir algumas posições de trabalho sim, mas ela cria inúmeras outras no lugar.

Esteja aberto ao diálogo com as pessoas e ajude-as a entender que a Transformação Digital vem para agregar e não para causar perdas.

Dica 5: Tente trazer um pouco da cultura das startups e metodologias ágeis para dentro de casa

As startups são conhecidas por sua tomada de decisão ágil, prototipagem rápida e estruturas enxutas.

Você não vai conseguir mudar a cultura de uma empresa antiga, cheia de processos e com uma estrutura complexa da noite para o dia, e nem precisa.

O que eu quero dizer é que quando falamos de transformação digital, as coisas precisam acontecer mais rapidamente. Estamos vivendo em um mundo de mudanças aceleradas e isso exige que as empresas sejam mais ágeis, para continuarem competitivas e relevantes no mercado.

Teste metodologias velozes no seu projeto para acelerar o seu andamento, fazer mudanças, ajustes, testar e avançar. Tente incorporar alguns comportamentos das startups de sucesso, que podem ser desde a maneira de conduzir uma reunião até fazer um planejamento mais detalhado, reunir um grupo de trabalho para criar fases de um processo e etc.

Acredito que essa seja uma das dicas mais desafiadoras dessas cinco, porque envolve uma mudança de mindset, assim como envolver e engajar as pessoas em todo o processo. Mas vale muito a pena e vai potencializar o seus resultados no final.

Para concluir, a transformação digital só vai funcionar se os líderes se concentrarem em mudar a mentalidade de seus colaboradores, bem como a cultura e os processos organizacionais, antes de decidirem quais ferramentas digitais vão usar e como vão usá-las.

O propósito da empresa e a sua cultura é que vão guiar as tecnologias usadas para uma transformação de sucesso e não o contrário. 

Quer saber mais como podemos te ajudar a superar os desafios da Transformação Digital na sua empresa? Entre em contato conosco!

GOSTOU DESSE CONTEÚDO? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixar uma resposta


Siga-nos em nossas redes sociais:

contate-nos
newsletter

Receba novidades do mundo da inovação corporativa!